Alguns filmes que eu vi esses dias

19 setembro 2006 às 10:54 pm | Publicado em Você deve ver | 1 Comentário

Eis alguns filmes que eu vi esses dias:

Capa do filmeEdukators (2004): (título original: Die Fetten Jahre Sind Vorbei). Como eu e a Deborah não saimos na sexta passamos na locadora e alugamos um filme. Haviam recomendado à Deborah este filme e eu já havia gostado do Daniel Brühl nos outros dois fimes que eu assisti com ele (Adeus Lenin, e Três gigantes).

Apesar do filme ser um pouco panfletário ele traz muitas situações interessantes. Uma delas, um jovem garota bate numa Mercedes e passa a dever 100 mil euros à um rico empressário (que ganha 3,6 milhões de euros). Ela passa a viver em função desta dívida que acaba arruinando vários sonhos dela.

Mas o filme não é sobre isso, é sobre um grupo que invade casas de ricos mas ou invés de roubar eles só deixam uma mensagem. Gostei do filme, tem dialogos bem legais. Em vários momentos ele foge dos lugares comuns que somos acostumados com os filmes hollywodianos. DVD: Menor preço para comprar o DVD, aqui.
Poster do filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989): (título original: Dead Poets Society). A Ruth, minha prima, havia me recomendado este filme a muito tempo. Do inicio ao fim do filme parece só mais um filme onde o Robin Williams faz um papel de um cara legal e os caras chatos implicam com ele. Como o filme tem muitos clichês e como quase todos os personagens são jovens adolecentes, o filme fica parecendo filme de seção da tarde.

Mas o filme melhora do meio para o fim e acaba valendo a pena. É a história de um professor com métodos não usuais numa escola concervadora e o seu impacto sobre um grupo de jovens que recebem muita cobrança por parte de seus pais. DVD: O dvd mais barato está aqui.

poster do filme Ata-me! (1989): (título origal: Átame!). Tava passando pela tv e vi que ia passar esse filme e que era do Almodóvar. Bastou isso.

É um filme cheio de situações interessantes, de erotismo, de cores e com uma ótima fotografia. Como os outros filmes dele, são situações nada comuns e com um foco nos personagens e nos dialogos.

É a história de um homem que sai de um manicômio para seguir a vida em liberdade. Seu primeiro ato é sequestrar uma moça que ele havia conhecido, para que ela o aprendesse à ama-lo.

Me lembrou muito o livro e filme Estorvo, do Chico Buarque. Enfim, um bom filme. (Buscapé: o mais barato aqui. Outros dvds do almodóvar, aqui.)

Cidade Baixa (2005): Como é um filme com Lázaro Ramos e com o Wagner Moura eu fui lá assistir.

Se você gosta de filmes sem sentido e que acabam quando menos se espera, este aqui é minha indicação (tem aquele Cube também). A verdade é essa, eu não entendi esse filme. Tecnicamente o filme é ótimo, fotografia muito boa, o som, enfim, um legítimo filho da nova geração de filmes brasileiros. Mas eu não entendi qual é a desse filme. E é um tanto apelativo, tem cenas de sexo a cada cinco minutos.

O que eu gostei no filme é o caráter materialista, onde as pessoas trabalham para poder gastar e ficam claro a dinâmica econômica dos personagens (diferentes das novelas das 8). O filme também faz um mergulho no mundo da prostituição.

O filme é sobre dois homens que cresceram juntos e tem uma amizade muito forte. A relação é abalada quando uma prostituta pega uma carona com eles.

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. de fato, todos estes filmes são interessantes, e podem instigar a uma reflexão posterior. Particularmente, gostei muito de Edukators e Cidade Baixa.

    Escrevo um blogue sobre cinema e filosofia http://cinefilosofia.wordpress.com e tomarei estes títulos como sugestão para um próximo post.

    abraço,
    Henrique


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

