Filmes de guerra

4 outubro 2006 às 11:06 pm | Publicado em Você deve saber, Você deve ver | Deixe um comentário

Há algum tempo atrás eu havia dado um tempo com filmes sobre a segunda guerra mundial. Estava me fazendo mal. Sobretudo os filmes sobre as vítimas da guerra. O mais triste é ver que esse é um momento que ainda não foi um momento totalmente refletido. Basta dar uma passeada pelo orkut ou até mesmo assistir um hórario político para sentir uma sutil presença das mesmas motivações que nos levaram à esse grande equívoco.

Eis dois filmes sobre sobreviventes da guerra:
Capa do filme O PianistaO Pianista, (The Pianist, 2002). O grande mérito desse filme foi mostrar que o as pessoas na guerra, seja de que lado estão, não podem ser dividadas entre os que são do bem e os que são do mal. É muito comum ver esta redução da realidade a um modelo simplista onde ou as pessoas são do bem e fazem unicamente o que é bom ou as pessoas são más e fazem unicamente o que é mau.

O filme mostra a história do pianista do pianista Wladyslaw Szpilman, que tem que se esconder nos escombros da cidade para sobreviver durante a guerra.

O próprio Polanski, o diretor do filme, sobreviveu à guerra escapando do gueto de Cracóvia ficando escondido até o fim da guerra. O filme é baseado em suas memórias.
Capa do filme A Vida É Bela

O segundo é A Vida É Bela, (La Vita è Bella, 1997). Apesar de ser um filme famosos e já um pouco antigo eu ainda não havia existido. Merecidamente tirou o Oscar do Brasil representado com Central do Brasil.

Guido é um criança que está presa num campo de trabalho forçado na itália com seu pai. Seu pai cria um mundo imaginário ao seu redor para que ele não perceba os horrores da guerra e consiga sobreviver.

Diferente este estilo de comêdia-dramática. Um filme belo e engraçado ao mesmo tempo que muito triste. Aliás, a comédia é o gênero que tem o poder de melhor criticar um tema, porque na comédia você pode despir as idéias de seus preconceitos para depois fazer o que quiser com elas.

São dois filmes que eu recomendo.

Um pequeno extra. As áreas do mundo em guerra neste momento:
Áreas do mundo em guerra

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: