Dançando no Escuro

19 outubro 2006 às 10:06 pm | Publicado em Você deve ver | 4 Comentários

Capa do filme Dançando no EscuroDançando no Escuro, (Dancer in the Dark, 2000) foi o primeiro filme do Lars von Trier que eu assisti. É um músical, e só por isso já é meio caminho andado para eu gostar do filme. A mistura entre a dança e a música ficou belíssima, me marcou muito. As músicas não são comuns, foram compostas especialmente para o filme (album Selmasongs da Björk, recomendo) e se integram com os elementos do filme de maneira muito interessante.

É um filme belíssimo e, como todo filme do Lars Von Trier que eu já vi, muito difícil de se assitir devido ao nível que ele rebaixa o ser humano, expondo o que há de melhor e principalmente o que há de pior. É também uma crítica à pena de morte.

Tela do filme Dançando no escuro O personagem principal é representado pela Björk. O forte da Björk não é interpretar. Mas não digo isso de maneira pejorativa. Interpretar é mostrar sentir algo que você não sente. Eu , que não sou ator, acredito que entrar e sair de um personagem, mantendo sua integridade psicológica ilesa exige muito esforço e talento. Eu tenho profunda admiração pelos atores. No filme Björk está sentindo tudo e acho que por isso foi tão difícil para ela.Tela do filme Dançando no escuro

Quando um artista resolve fazer uma representação artística de um sentimento, de uma sensação ou do mundo ele é livre para escolher o formato. Por exemplo, As Quadro Estações do Vivaldi são representações orquestradas para as estações do ano, e são muito interessantes quando análisadas desta maneira. O músical não tenta mostrar um mundo como ele é, caso contrário as pessoas não sairiam pulando e dançando enquanto fazem suas tarefas cotidianas. O músical é uma representação do mundo usando a dança, música e no caso ainda o cinema. Resumidamente, é desta forma que eu acho eu vejo um músical.

O estilo de câmera seguem em muitos momentos ao movimento Dogma 95, usando mais de 100 câmeras digitais para o produção do filme.

Apesar de ser um filme com momentos muito fortes e densos, o que faz com que muitas pessoas não gostem dele, eu o recomendo fortemente.

Buscapé: Esse DVD com o menor preço, aqui.

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Sou d Fortaleza sim ^^
    já tinha entrado no teu blog antes…assisti a uma palestra tua no SESOL sobre Linux no Desktop😀

  2. Dançando no escuro – um dos poucos musicais que gosto.

    Gostei do blog, rapaz!
    Voltarei!

  3. […] Embora eu tenho gostado mais de Dançando no Escuro do que Dogville, o post sobre o primeiro filme foi um prelúdio para este. […]

  4. penis enlargement medical device

    penis enlargement device the best penis enlargement device


Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

