Um Mundo Sem Computadores

2 dezembro 2006 às 3:00 am | Publicado em Computação | 3 Comentários

Computador QuebradoAlguns já devem ter visto que eu sou estudante de Ciências da Computação. Uma pergunta importante para quem faz esse curso ou para quem tem interesse em fazer ou trabalhar nessa área é: O que é a Computação?

Uma das várias descrições que eu encontrei diz:

“designa a automatização do tratamento da informação por um sistema, concreto (máquina) ou abstrato”.

Infelizmente, este não é o conceito comum das pessoas em realação à computação. A maioria das pessoas, e eu não as culpo, ligam a computação ao computador. É isso o que leva muita gente a pedir para um estudante de computação para consertar seus computadores.I will not fix

Só para deixar bem claro: é bem possível que um estudante de computação não vá conseguir consertar seu computador e nem por isso ele vai ser um estudante pior. Não é isso o que se estuda em computação porque isso não está no cerne da computação.

Para mim o problema está na palavra computação e na palavra computador. Uma frase atríbuida a Dijkstra ilustra bem o senso comum:

“Ciências da Computação tem tanto a ver com computadores quanto astronomia com telescópios.”

E olhe que Dijkstra nem era muito chegado em computadores.

TerraEm francês computador é ordinateur. Em espanhol pode ser computador ou ordenador (espanha). Em inglês é computer e em italiano também. Em sueco é dator (de dados mesmo). Em árabe o termo foi “arabisado” e ficou kumbiyūter que se escreve كمبيوتر . Em chinês é Chinês1 ou Chinês 2 que quer dizer cérebro elétrico (cérebro é Cérebro em Chinês). Embora diferentes liguas tenham usado diferentes raízes para denotar computador, a palavra computação nem sempre fica bem desassociada do computador. Em espanhol e em francês há Informática e Informatique respectivamente para denotar computação.

Mas informática em português tem um outro significado, mais próximo dos equipamentos dos computadores. Você já deve ter visto uma loja de informática mas certamente nunca viu a uma loja de computação. Mas alguns cursos adotam o nome Informática.

Super MobileMas o que eu percebo é que existe uma outra armadilha envolvendo essa palavra. E se aos poucos os computadores forem perdendo a importância ou a cara que tem hoje, e se a palavra computador servir para denotar um aparelho que não existe mais. Os avanços e as melhorias em celulares e nas tvs da próxima geração (tv digital) poderiam descaracterizar o computador como é conhecido hoje? O que seria então daquele que se forma em computação? Alias este é um profissional que nem nome tem no Brasil mas essa é outra discussão.

A computação não vai perder sua importancia ou deixar de evoluir por conta desses pequenos enganos linguísticos mas certamente mais equívocos vão aparecer e novas camisetas vão surgir.

Agradecimentos ao Cassiano na tradução da citação do Dijkstra.

Buscapé: Os produtos de informática pelo menor preço você acha aqui.

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Acho que a frase um dia vai ser assim:
    “I’m a coputer scientist but I can fix your mobile phone”.

  2. Consertei o detalhe de português. Eu havia olhado antes, mas acabei trocando assim mesmo 😛

  3. nossa… legal suas definições, eu sou uma universitária da computação, curso ciencia da computação na faculdade pitagoras, e como vc disse, muitos no começo me chamavam pra concertar os pcs deles… eu “concertava” mas como eu ainda estou no 2º periodo eu num aprendi muito a respeito de manutenção de computadores naum, foi mais mesmo meus conhecimentos nessa área! Pois é isso conta muito… o interesse, a dedicação, e a busca por saber sempre um pouco mais sobre tudo! adorei seu artigo! legal memso…


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

