Repensando o vestibular

4 dezembro 2006 às 5:00 am | Publicado em Blog | 4 Comentários

UniversidadeFico muito feliz de estar havendo esse debate à nível nacional sobre o papel da universidade e sobre suas políticas de acesso. Ver esta entrevista que saiu no G1, com o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira. Em suas próprias palavras:

Eu faço questão de destacar que todas essas propostas, essas experiências, revelam que há um descontentamento por parte da sociedade e da universidade, numa tensão cada vez maior, com o problema do acesso. Nós temos uma distorção muito grande no acesso à universidade.

Não podemos negar que há realmente uma anomalia no método de ingresso na universidade. O ensino médio, nas escolas particulares principalmente, fica todo voltado somente para o vestibular. Isso é triste e asfixiante para a juventude. Não é esse o papel da escola.

Buscapé: Encontre os melhores livros sobre vestibular mais barato aqui.

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Eu sempre achei esse sistema um abusurdo. Mais absurdo ainda são aqueles jovens que se matam por não terem passado no vestibular… Um absurdo!!!!

    Um beijo

  2. Nossa. Eu nunca tinha ouvido falar de ninguem que se matou por não ter passado. Muito triste.

  3. Que bom que tem havido diálogo nesta área. Lembro que o ensino médio tornou-se um tédio para mim, pois a coisa que mais ouvia era “estudem isto, pois isto cairá no vestibular; não dêem muita atenção a aquilo pois não costuma cair no vestibular”. Em redação não se aprendia muito como escrever bem, mas como escrever para o vestibular. Desta forma eu e meus colegas não saímos da escola conhecendo Física, Biologia ou Língua Portuguesa. Saímos especialistas em vestibulares.

  4. Concordo plenamente. No ensino médio, eu rezava todo dia pra aquilo acabar logo. Foi uma parte muito chata na minha vida. Eu tinha que questinor tudo e ao mesmo tempo me submeter.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: