O Pequeno Príncipe

8 dezembro 2006 às 11:39 am | Publicado em Você deve ver | 20 Comentários

 

Visite o www.eupodiatamatando.com

Capa do Filme Pequeno PrincipeO Pequeno Príncipe, (The Little Prince, 1974). É uma versão do clássico livro de Antoine de Saint-Exupery e isso por si só já daria um grande filme.

O que tem de ruim: O filme foi feito em formato de músical. Eu amo músicais (já citei vários aqui no blog), mas este não é do tipo que eu gosto. As músicas são muito parecidas umas com as outras e sem graça, e as letras contém elementos que fogem um pouco da temática do livro. E por falar em fuga, o filme não mostra vários personagens e passagens chave do livro e ainda os cita sem ter mostrado, ou seja, é necessário ter lido o livro para entender. No inicio do filme você pensa que é porque isso não caberia no filme, mas o filme é curto e metade dele é preenchido por longas cenas de música. Outro problema é que, praticamente, não há dança. Eu acho fundamental haver dança.
Tela do filme Pequeno Principe O que tem de bom: O figurino, principalmente o do Pequeno Príncipe, está muito bom. O avião usado no filme é o mesmo que Saint-Exupery caiu no acidente que inspirou o livro. O trabalho experimental com câmeras olho-de-peixe é interessante. Uma boa exceção da ausência de dança é a cena da cobra, com Bob Fosse.

No mais, o filme só vale a pena ser visto por curiosidade, para quem leu o livro (acho que todo mundo já leu).

Buscapé: Faça assim, compre o livro que esse é obrigatório. O mais barato que achei foi aqui.

Visite o www.eupodiatamatando.com

20 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Putz, eu e minha namorada adoramos e talvez fosse essa coisa em comum que nos aproximou (quando nos conhecemos). Livro é livro… …pegamos pra assistir esse filme… …nossa, foi meio decepcionante…

    Mas enfim, dificilmente se consegue bons filmes a partir de livro(minha opiniao)…
    Abracao e obrigado por visitar meu blog…

    Muneo,
    http://muneo.wordpress.com

  2. 🙂 É, minha namorada também gostou. Mas gosto é gosto, como o livro é muito bom, e você já assiste o filme com o livro em mente, ai a gente já fica meio empolgado com o que vier.
    Eu acho que dava para vir alguem e fazer uma BOA adaptação do pequeno principe para as telonas.

  3. Se tem uma coisa que eu não gosto é musical! Soa tão falso! Não gosto, não gosto!

    Em contra-partida, sou fã do Pequeno Principe! 🙂

    Beijooo

  4. Musical é uma realidade falsa mesmo. As pessoas começam a cantar e dançar do nada.
    Mas se você pegar um livro (ou filme baseado) do Shakespeare você vai ver que as pessoas falam de coisas que elas não falariam no cotidiano.
    Tem uma dialogo rápido no Romeu e Julieta que é mais ou menos assim:
    – Você jura que volta amanhã?
    – Juro pela lua!
    – Não jure pela lua que hora é cheia hora é nova e a toda hora muda de fase. Jure pelo nosso amor que é eterno e imutável.
    Quem iria ter uma sacada dessas de uma hora pra outra? Ainda mais quem iria ter uma sacada dessas o tempo topo?
    Mas a arte é isso, quando você faz um quadro você que expressar um emoção. Veja a Guernica do Picasso, aquilo fala de um bombardeio. Você consegue ver o horror naquela pintura, porque ela capturou uma realidade. Mas não é um pintura realista, tudo está disforme.
    O musical é isso, uma pintura da realidade. É uma realidade onde há um canção e uma dança para até para comprar pão. É a expressão da realidade através da dança e da música.
    Eu acho algo maravilhoso. 🙂

  5. […] Eu havia falado a poucos dias sobre músicais no post e nos comentários do filme do Pequeno Principe. Este filme é justamente o contra-exemplo, de um bom filme infantil que é um músical. […]

  6. Olhaí o PP em vinte e oito línguas: http://www.geocities.com/Athens/Rhodes/1916/online.html

  7. Boas…..eu não consigo encontrar esse filme à venda ….adoro o principezinho…e até fiz uma tatuagem….por acaso alguém o tem que me possa mandar???Uma cópia……A pagar no destino.Por favor
    Responda para o meu mail…. Rita.katita@gmail.com

    Por favoooooor

    Obrigada

  8. um tolote o filme i o livro
    xD

  9. Bem, lendo a postagem e também alguns comentários, vi que ainda à muito o que se aprender em relação a “adaptações cinematográficas”, e não “versões” como foi mencionado.
    Pois bem, um roteirista é livre para fazer a leitura que quiser de um livro, sua leitura é individual, solitária e intangivel.
    É tolice, criticar um filme devido á expectativa que fizera perante o livro. Uma adaptação é uma leitura, sua interpetação. O roteirista de o Pequeno Príncipe teve essa visão do filme. Se alguem não se satisfaz com ela, é simples, crie outra a seu modo e visão, faça uma outra adaptação cinematográfica, e gaste milhões, se dispuser de tal.
    Obrigada, e bom dia!

  10. CLARO QUE A VISÃO É UNICA É DE CADA UM MAS A MENSAGEME A ESSENCIA DO LIVRO É SÓ UMA SENHORITA BRUNA CAROLINI, O LIVRO O PEQUENO PRINCIPE É MUITO MAIS QUE UMA OBRA INFANTIL É UMA OBRA METAFÓRICA E FILOSÓFICA E O FILME DEIXA SIM ALGO A DESEJAR.

  11. orivel

    • horrivel não varias pessoas homenageam ate hoje a peça e um verdadeiro
      espetaculo

  12. eu acho mara e o musical nao parece ser “falso” e so olhar com o coração eu adorei exclusivo estamos fazendo uma peça no jão XXIII colegio munipal do rio grande do norte.O mundo hoje esta muito dificil por isso dou maior valor a peça e vai ser um orgulho apresentar no colegio

  13. Há um tempo atrás, alguém repetiu a frase mais simbólica deste livro pra mim, ‘tu se tornas eternamente responável por quem cativou’…
    Naquele dia, naquele minuto, recordei as idéias do livro que outrora li.
    O que é cativar? Havia me esquecido!
    Hj em dia criar laços é uma coisa que continua esquecida e dona raposa muito sábia na fala de Exupéry, disse exatamente o que quase nenhum dos comentários acima citou.
    “O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração”.

    Quem fez o filme, estava exatamente reproduzindo aquilo que lhe era essencial, porém o conteúdo não está visível aos olhos de todos.

    Também esperei mais do filme… não queria um musical!
    Os desenhos eram mais atrativos…

    Mas o que importa é que estamos aqui, na esperança de que ele, o principezinho exista… discutindo o tema e quem sabe fazendo amigos por ai!

  14. Adoro esse livro!

  15. “Mas o que importa é que estamos aqui, na esperança de que ele, o principezinho exista… discutindo o tema e quem sabe fazendo amigos por ai!”
    Comentário por Suevilyn
    Concordo!

  16. Gente para quem diz q o livro é horrivel e apenas uma obra infantil não precisa se preocupar pois o proprio livro ja trata essas pessoas como a maioria (POPULAÇÃO), tem a visão do mundo vem um desenho de uma serpente como apenas um chapéu.

  17. Bom dia pessoal

    Desculpe entrar assim sem ser convidado. Gostaria de convidar todas as pessoas que, como eu, adoram O Pequeno Príncipe, para conhecer as agendas e cadernos da coleção do Pequeno Príncipe 2012 em nosso site: http://www.papelfantssia.com.br

    Assista ao vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Cd5xYH2RtsM

    Atenciosamente
    Roberto Georges

  18. esse livro é muito grande mais até que é legal

  19. ele é tbm divertido e griadivo


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

